Como Ler Mais Rápido

Se você é uma dessas pessoas que necessitam treinar para ler mais rápido, veja algumas técnicas que vai ajudá-lo a ter uma leitura mais eficaz. Em seguida veja também quais os benefícios que a leitura rápida poderá te proporcionar.

Não fique falando consigo mesmo.

A maioria das pessoas enquanto leem falam consigo mesma, normalmente é uma das formas que fazem elas se lembrarem de conceitos. Porém, para você que deseja aprender as técnicas para ter uma leitura mais rápida isso poderá te prejudicar. Veja algumas maneiras que podem ajudar:

  • Mantenha a boca fechada enquanto estiver lendo, mastigue um chiclete, pois ajudará a manter ocupados os músculos que são responsáveis pela subvocalização;
  • Coloque o dedo sobre os lábios, caso você costume movê-los enquanto lê.

Cubra as palavras que já foram lidas

Para melhorar a compreensão durante uma leitura, cubra as palavras que já foram lidas. Fazendo isso evitará que releia as palavras, que na maioria das vezes por movimentos curtos dos seus olhos voltam a reler.

Depois de lêr as palavras, utilize uma ficha de leitura para cobri-las e treine.

Ler mais rápido lendo o início e o final dos livros

Normalmente os livros didáticos contêm em cada capítulo introdução e resumo. Já em um artigo ou em um capítulo leia somente o primeiro e o último parágrafo.

Caso você já esteja por dentro do assunto, ou seja, familiarizado com ele, você pode ler mais rápido. Caso contrário não tente ler muito ligeiro.

Ao longo do texto circule palavras que sejam importantes, faça uma visualização pela página com rapidez, caso queira um aprendizado a mais.

Pois, você tendo certa noção do texto, poderá separar algumas palavras-chave de pontos importantes do texto. Então pare e destaque:

  1. As palavras que são repetidas inúmeras vezes;
  2. As ideias principais que podem incluir palavras do título, ou até mesmo do subtítulo da seção;
  3. Os nomes próprios;
  4. Texto que estejam em negrito, itálico ou sublinhado;
  5. Palavras que você não tenha conhecimento.

Não deixe de fazer uma pausa a cada 30 minutos ou 1 hora, para que se mantenha em foco e também reduza o cansaço dos olhos. Tente praticar esse treino em ambientes tranquilos e que sejam bem iluminados, se necessário utilize protetores auriculares.

Como já foi dito, ter uma leitura mais rápida poderá proporcionar alguns benefícios, veja alguns:

Pode melhorar o funcionamento do cérebro

Existem muitas pesquisas que confirmam que ler melhora o funcionamento cerebral. Ajuda a estimular a criatividade, como por exemplo: pessoas que gostam de ler desenvolvem a imaginação, praticamente vivem o que está escrito.

Caso o livro que esteja a ler seja um de romance, a pessoa imaginará cenários, os personagens em imagem física, ou seja, desenvolverá sua criatividade.

Conclusão

Para ler mais rápido, você precisará manter a boca fechada enquanto estiver lendo, cobrir as palavras que já foram lidas. Circular palavra ao longo do texto que sejam importantes, porque feito isso beneficiará melhor no funcionamento do cérebro.

Espero que tenha gostado do artigo. Se quiser mais dicas para ler mais rápido eu recomendo esse artigo aqui.

 

Até a próxima!