10 dicas para memorizar melhor

Oi, no artigo de hoje eu vou trazer para você 10 dicas importantes que eu aprendi no Como-Estudiar.

Cada pessoa tem uma maneira diferente de estudar e de memorizar. Agora… o que realmente funciona? É isso que você vai aprender nesse artigo. 🙂

1) Ancoragem com o sentido da visão 

Tende linkar tudo que você a uma imagem. A visão é um dos nossos sentidos mais poderosos e essa ação vai fazer com que você resgate a informação aprendida com muito mais facilidade.

2) Repetição espaçada 

Repita o que você aprendeu com certa periodicidade para que você sempre mantenha a informação fresca no seu cérebro. Aquela repetição exaustiva durante os primeiros minutos não funciona.

3) Interligação 

Tome duas ideias e pense em como elas podem se relacionar. As idéias podem estar em um campo específico ou entre dois campos completamente diferentes, mas você sempre pode encontrar alguma maneira de relacioná-los. Desta forma, você cria um caminho de rota na jornada do seu cérebro e você irá passar por tudo.

4) Metáforas 

Faça uma analogia de uma ideia complexa com uma ideia simples. Algumas metáforas têm aplicações limitadas, enquanto outras podem ser usadas para uma compreensão profunda.

5) Acrônimos 

Um truque muito interessante e eficiente é memorizar uma palavra criada com a primeira letra de cada palavra. Essa técnica é particularmente interessante para memorizar bullet points.

6) Link

Vincule duas idéias criando uma imagem estranha que envolve ambos. É uma técnica avançada de memorização, funciona muito bem, mas leva tempo e prática para fazê-lo bem e rápido.

7) Personificação

Processo de personificação  que consiste em tomar coisas que não são humanas e dar-lhes características humanas. As idéias abstratas com qualidades de pessoa são mais fáceis de lembrar. Por exemplo, associa tesouras com coração e sinais de neurônios, pessoas que correm pelo corredor em que as portas estão abertas e fechadas.

8) conhecimento prévio 

O que você sabe e pode ser útil? Tente fazer uma das informações que você já conhece, às vezes os assuntos e assuntos são muito diferentes, mas os princípios fundadores são semelhantes e você pode procurar conexões.

9) Brainstorming 

Reúna-se com alguns colegas com o mesmo objetivo que você e discutam amplamente as ideias a serem aprendidas e memorizadas. Quando você precisa utilizar eu ponto de vista para explicar algo fica muito mais fácil fixar um assunto.

10) Torná-lo interessante 

É mais fácil lembrar a informação que você gosta ou achar interessante. Você deve tentar transformar todas as ideias que deseja memorizar em interessante e associá-la com alguma ideia de que você realmente gosta.

 

Essas foram as 10 dicas de hoje para te ajudar a levar sua capacidade de memorização para um nível mais alto.

Elas realmente funcionam, pois além estarem sendo ensinadas no site que referenciei no início desse artigo também são ensinadas num curso que comprei após ler esse artigo: Curso Renato Alves no Reclame Aqui.

 

Até a próxima!